ChatGPT: a mais recente ferramenta de um golpista

ChatGPT. O chatbot favorito de toda a gente/quebrador de bloqueios de escritores/criador de contos ridículos está a subir em flecha em termos de fama. 1 De facto, as “obras-primas” de conteúdo gerado por IA (segundo os padrões da IA) estão a impressionar os tecnólogos de todo o mundo. Embora a tecnologia ainda tenha alguns problemas que precisam de ser corrigidos, o ChatGPT é quase capaz de rivalizar com os escritores humanos profissionais.

No entanto, tal como acontece com a maior parte das coisas boas, os agentes mal-intencionados estão a utilizar a tecnologia para seu próprio benefício. Os cibercriminosos estão a navegar pelas várias utilizações do chatbot com IA para enganar as pessoas e levá-las a ceder a sua privacidade e dinheiro.

Veja algumas das mais recentes utilizações desagradáveis dos geradores de texto com IA e como se pode proteger a si e aos seus dispositivos contra danos. 

Aplicações maliciosas do ChatGPT

Para além dos estudantes e dos funcionários com pouco tempo que utilizam o ChatGPT para terminar as suas tarefas de escrita, os golpistas e os cibercriminosos estão a utilizar o programa para as suas próprias tarefas desonestas. Veja algumas das utilizações nefastas do gerador de texto com IA:

  1. Malware. O malware tem frequentemente um ciclo de vida muito curto: um cibercriminoso cria-o, infecta alguns dispositivos e depois os sistemas operativos lançam uma atualização que protege os dispositivos contra esse malware específico. Além disso, os sites tecnológicos alertam os seus leitores para as novas ameaças de malware. Quando o público em geral e os especialistas em cibersegurança tomam conhecimento de uma ameaça, o seu potencial é rapidamente anulado. O Chat GPT, no entanto, é proficiente em escrever código malicioso. Especificamente, a IA poderia ser utilizada para escrever malware polimórfico, que é um tipo de programa que evolui constantemente, a dificultar a sua deteção e defesa.2 Além disso, os criminosos podem utilizar o ChatGPT para escrever pilhas de código malicioso. Enquanto um humano teria de fazer uma pausa para comer, dormir e dar uma volta ao quarteirão, a IA não precisa de intervalos. Alguém pode transformar a sua operação de malware numa máquina de crime digital 24 horas por dia. 
  2. Perfis de encontros falsos. Os “catfish”, ou seja, as pessoas que criam falsas personas online para atrair outros para relações, estão a começar a utilizar a IA para complementar os seus golpes românticos. Tal como os criadores de malware que estão a utilizar a IA para aumentar a sua produção, os golpistas românticos podem agora utilizar a IA para aliviar a sua carga de trabalho e tentar manter muitos perfis de encontros ao mesmo tempo. Para os cibercriminosos que precisam de inspiração, o ChatGPT é capaz de alterar o tom das suas mensagens. Por exemplo, um golpista pode pedir ao ChatGPT que escreva uma carta de amor ou aumente o charme. Isto pode resultar em declarações de amor que soam sinceras e que podem convencer alguém a ceder as suas informações de identificação pessoal (PII) ou a enviar dinheiro. 
  3. Phishing. Os phishers estão a utilizar a IA para melhorar as suas técnicas de phishing. Os phishers, que são frequentemente conhecidos pela sua má gramática e ortografia, estão a melhorar a qualidade das suas mensagens com a IA, que raramente comete erros editoriais. O ChatGPT também compreende comandos de tom, pelo que os phishers podem aumentar a urgência das suas mensagens que exigem pagamentos imediatos ou respostas com palavras-passe ou PII. 

Como evitar fraudes com geradores de texto com IA

A melhor forma de evitar ser enganado por textos gerados por IA é estar em alerta máximo e examinar minuciosamente quaisquer textos, e-mails ou mensagens diretas que receba de estranhos. Existem alguns sinais reveladores de uma mensagem escrita por IA. Por exemplo, a IA utiliza frequentemente frases curtas e reutiliza as mesmas palavras.

Além disso, a IA pode criar conteúdos que dizem muito sem significar nada. Como a IA não consegue formar opiniões, as suas mensagens podem parecer sem substância. No caso dos golpes românticos, se a pessoa com quem está a comunicar se recusar a encontrar-se pessoalmente ou a conversar por vídeo, considere cortar relações.

Para que tenha mais tranquilidade, o McAfee Total Protection permite-lhe viver a sua melhor e mais confiante vida online. No caso de alguma vez ser vítima de um esquema de roubo de identidade ou de o seu dispositivo descarregar malware, a McAfee+ ajuda-o a resolver e a recuperar do incidente.

Além disso, os serviços de proteção proativa da McAfee – como a monitorização de crédito de três agências, antivírus ilimitado e proteção Web – podem ajudá-lo a evitar completamente dores de cabeça!

1PocNetwork, “Pedi à IA (ChatGPT) para me escrever uma história curta e o resultado foi fantástico

2CyberArk, “A conversa que leva à criação de malware polimórfico”

Experimente o McAfee Total Protection

Junte-se a mais de 600 milhões de utilizadores que confiam no McAfee Total Protection para se manterem seguros on​​line.

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de Segurança da Internet

Back to top